O Brasil nas páginas da Coleção 'Cadernos do povo brasileiro'

Autores

  • Angélica Lovatto Universidade Estadual Paulista
  • Douglas Rocha Constancio Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v28i53.70075

Palavras-chave:

Cadernos do povo brasileiro, ISEB, LIPL, ESG

Resumo

Este artigo resgata a história da Coleção Cadernos do povo brasileiro, publicada no Brasil de 1962 a 1964, que vendeu em torno de um milhão de exemplares. Seu objetivo foi circular textos com ideias e caminhos estratégicos e táticos para a revolução brasileira. A repressão desencadeada pelo golpe militar de 1964 encerrou a Coleção e destruiu as três instituições responsáveis por sua produção e divulgação: o ISEB, o CPC da UNE e a Editora Civilização Brasileira. A Coleção enfrentou fortes organizações anticomunistas como o IPES, o IBAD e a LIPL. O artigo discute a atualidade da Coleção, diante da contemporaneidade brasileira de enfrentamento às forças de extrema-direita, em crescente rearticulação desde, no mínimo, o início da década de 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angélica Lovatto, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Ciências Sociais. Professora Associada do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Universidade Estadual Paulista, Marília-SP, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano (PEPO).

Douglas Rocha Constancio, Universidade Estadual Paulista

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista, Marília-SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Lovatto, A., & Constancio, D. R. . (2024). O Brasil nas páginas da Coleção ’Cadernos do povo brasileiro’. Lutas Sociais, 28(53), 236–252. https://doi.org/10.23925/ls.v28i53.70075