Urbanismo, ideologia e o comum: notas sobre a sociedade urbana pós-capitalista

Autores/as

  • Victor Augusto Campos Alves UFMG/PUC-MG

Palabras clave:

comum, ideologia urbana, sociedade urbana, revolução urbana, direito à cidade

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir as relações entre algumas contribuições consagradas dentro da teoria urbana, fazendo um contraponto lefebvriano ao problema da cidade e da transformação radical da sociedade. Ao tratar do tema do urbanismo, do papel das ideologias e dos novos movimentos sociais, foi empreendido um esforço de postular a validade da problemática de Marx para os dias atuais e de discutir a programática da transição para o comunismo tendo como horizonte uma nova “sociedade urbana” e tendo em conta também o problema do direito. Sob a rubrica do comum, o texto busca trazer alguns autores (neo) marxistas que retomam esste conceito e indicar de que modo uma interpretação não economicista da obra marxiana permite vislumbrar novos caminhos revolucionários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Victor Augusto Campos Alves, UFMG/PUC-MG

Mestrando em Ciências Sociais PUC-MG; Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG (o vínculo atual com a UFMG se refere a uma segunda graduação em curso no departamento de Filosofia)

Publicado

2019-06-08

Cómo citar

Alves, V. A. C. (2019). Urbanismo, ideologia e o comum: notas sobre a sociedade urbana pós-capitalista. Cadernos Metrópole, 21(45), 439–459. Recuperado a partir de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4504