Indicadores habitacionais brasileiros: análise comparativa da série histórica 1995-2018

Autores/as

Palabras clave:

inadequação de domicílios, déficit habitacional, indicadores, histórico habitacional, necessidades habitacionais

Resumen

Desde 1995, o Brasil publica estudos sobre os indicadores déficit habitacional e inadequação de domicílios a partir do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios. Este artigo apresenta uma pesquisa histórica desses indicadores, disponíveis em 13 publicações, com o objetivo de identificar as alterações conceituais e metodológicas ocorridas ao longo da série temporal 1995- 2018. O delineamento da pesquisa configura-se em três enfoques: os conceitos envolvidos; a metodologia adotada para a obtenção dos indicadores; e suas métricas e resultados numéricos. A correlação temporal entre as alterações metodológicas, as conceituais e as políticas públicas habitacionais do período revela um panorama das necessidades habitacionais e seus desdobramentos ocorridos ao longo do processo, alertando para as iminentes mudanças no Censo 2020 (com data adiada).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rhaiana Bandeira Santana

Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Brasília, DF/Brasil.

Vanda Alice Garcia Zanoni

Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Brasília, DF/Brasil.

Publicado

2021-11-26

Cómo citar

Santana, R. B. ., & Zanoni, V. A. G. . (2021). Indicadores habitacionais brasileiros: análise comparativa da série histórica 1995-2018. Cadernos Metrópole, 24(53), 409–428. Recuperado a partir de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/56550