Rio de Janeiro: rumo a uma nova região metropolitana?

Autores

  • Joseane de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Denise Cunha Tavares Terra Universidade Estadual do Norte Fluminense

Palavras-chave:

região metropolitana, aglomerados urbanos, indicadores demográficos, Rio de Janeiro

Resumo

No estado do Rio de Janeiro, os aglomerados de Cabo Frio, Macaé-Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes foram considerados, pelo IBGE (2017), como casos especiais a serem acompanhados, tendo em vista estarem presentes algumas características “relevantes da urbanização brasileira”. A nosso ver, tais características podem estar relacionadas a um incipiente processo de metropolização, principalmente quando se considera que, na atualidade, o Brasil abriga distintos padrões de metrópole e que nem toda região metropolitana tem uma metrópole como polo. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo que está em curso nesses aglomerados, a fim de verificar se apresenta características de um processo de metropolização. Serão considerados alguns indicadores demográficos como densidade, migrações e pendularidade interaglomerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joseane de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e doutora em Demografia pelo Cedeplar/FACE/Universidade Federal de Minas Gerais. Professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), lotada no Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP) do Centro de Ciências do Homem (CCH). Docente nos cursos de Graduação em Administração Pública e Ciências Sociais e dos Programas de Pós Graduação em Sociologia Política(Permanente) e Políticas Sociais (Colaboradora). Docente no curso EAD de Licenciatura em Pedagogia, Fundação CECIERJ/Consórcio Cederj. Coordenadora do Curso de Graduação em Administração Pública desde Outubro de 2013. Áreas de pesquisa: migrações internas, migrações intrametropolitanas, expansão urbana e movimentos pendulares.

Denise Cunha Tavares Terra, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Candido Mendes - Campos (1981), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Foi coordenadora do Centro de Pesquisa Candido Mendes ( CEPECAM) entre 1986 e 2011.Atualmente é professora associada do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais .Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, gestão urbana, desigualdades socioespaciais, royalties do petróleo.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Souza, J. de, & Terra, D. C. T. (2017). Rio de Janeiro: rumo a uma nova região metropolitana?. Cadernos Metrópole, 19(40), 817–840. Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2017-4006