Minha Casa Minha Vida: periferização, segregação e mobilidade intraurbana na área conurbada de Florianópolis

Autores

  • Eduardo Leite Souza
  • Maria Inês Sugai Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

periferização, mobilidade urbana, segregação socioespacial, Programa Minha Casa Minha Vida, Grande Florianópolis-SC

Resumo

O artigo investiga as repercussões na mobilidade urbana do processo de dispersão urbana e periferização impulsionado pelos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida na área conurbada de Florianópolis, que apresenta segregação socioespacial e disparidades de locomoção entre regiões centrais e periféricas. Constatou-se que empreendimentos subsidiados pelo programa habitacional se localizam-se, principalmente, em terrenos distantes, carentes de infraestruturas e transportes coletivos, acarretando em maiores custos e deseconomias, ao poder público e aos cidadãos. Evidencia que as políticas públicas de provisão habitacional dissociadas de estudos de localização intraurbana e mobilidade urbana repercutem no cotidiano através dos gastos com transporte, tempo dispendido nos deslocamentos, na periferização urbana e no exercíicio do direito à cidade, contribuindo para ampliar as desigualdades sociais e a segregação socioespacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Leite Souza

Arquiteto Urbanista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre no Programa de Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, também na UFSC, com pesquisa relacionada ao tema da mobilidade e dispersão urbana. Editor no site de arquitetura ArchDaily Brasil.

Maria Inês Sugai, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, titulo de Mestre e de Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Desde 1979 é docente da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atualmente é Professora Associada e leciona no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, no PGAU-Cidade, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, todos da UFSC. Foi Coordenadora do PGAU-Cidade no período 2010-2012, Sub-Coordenadora do PGAU-Cidade na gestão 2008-2010, Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFSC, no período 2004-2006, Sub-Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo no período 2004-2005 e membro da Câmara de Ensino de Graduação da UFSC, período 2004-2006. Foi membro da diretoria da ANPUR (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional), gestão 2009-2011. Coordena o grupo de pesquisa SITUS- Território, Arquitetura e Cidadania, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo/CTC/UFSC. É membro do CONCIDADES, Conselho Estadual das Cidades do Estado de Santa Catarina, como representante da UFSC. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e em Projeto Arquitetônico, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: planejamento urbano, segregação socioespacial, informalidade urbana, habitação de interesse social.

Downloads

Publicado

2018-04-16

Como Citar

Souza, E. L., & Sugai, M. I. (2018). Minha Casa Minha Vida: periferização, segregação e mobilidade intraurbana na área conurbada de Florianópolis. Cadernos Metrópole, 20(41), 75–98. Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2018-4104