A perda do protagonismo histórico do trabalho e as favelas

Autores

Palavras-chave:

tendências de transformação, regulação social, controle social

Resumo

Este texto apresenta um esquema do quadro de vida atual nas grandes cidades brasileiras, tendo como foco, de início, o mundo do trabalho e, em seguida, o lugar das periferias, mais particularmente das favelas. O fio condutor da reflexão são as formas de regulação e controle constituídas pelas relações de coprodução entre os aparatos do Estado e a configuração da população e da ordem urbana. Trata-se de uma perspectiva, uma linha de reflexão, esquemática e básica (ou seja, mais estrutural do que conjuntural), que procura articular as grandes tendências de mudança que caracterizam o momento presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Antonio Machado da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos Sociais. Rio de Janeiro, RJ/Brasil.

Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos/Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

da Silva, L. A. M. (2019). A perda do protagonismo histórico do trabalho e as favelas. Cadernos Metrópole, 21(44), 21–28. Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4401