Hipersegregação das elites metropolitanas brasileiras na década de 2000: interpretações a partir da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Autores

  • Jupira Gomes de Mendonça Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciana Teixeira de Andrade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Alexandre Magno Alves Diniz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

estrutura socioespacial, hipersegregação, áreas centrais, dinâmica imobiliária, metrópoles brasileiras

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da comparação da estrutura socioespacial das 15 principais regiões metropolitanas brasileiras e de sua evolução no período entre 2000 e 2010. A análise aborda prioritariamente o fenômeno de concentração dos grupos de mais alto status nos espaços superiores dessas metrópoles, configurando a sua hipersegregação. Hipóteses explicativas para esse processo são apresentadas a partir da análise específica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, cuja composição social é muito próxima da composição média das 15 RMs estudadas e para a qual há dados específicos sobre dinâmica imobiliária, índice de qualidade de vida e mobilidade residencial. A histórica atratividade das áreas centrais intensificou-se na década de 2000, mantendo-as como localização preferencial dos investimentos imobiliários de alto padrão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jupira Gomes de Mendonça, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, Docente no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais, Pesquisadora do CNPq. jupira@ufmg.br, (31)99815-5252.

Luciana Teixeira de Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Sociologia pela UERJ, Docente no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pesquisadora do CNPq. lucianatandrade1@gmail.com, (31)98410-9251.

Alexandre Magno Alves Diniz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Geografia pela Arizona State University (EUA), Docente no Programa de Pós-graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. alexandremadiniz@gmail.com, (31)98765-8808.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

Mendonça, J. G. de, Andrade, L. T. de, & Diniz, A. M. A. (2019). Hipersegregação das elites metropolitanas brasileiras na década de 2000: interpretações a partir da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cadernos Metrópole, 21(44), 29–53. Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4402