Evidências da metropolização do espaço no século XXI: elementos para identificação e delimitação do fenômeno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4910

Palavras-chave:

metropolização, indústria, condições gerais de produção, migração, mobilidade pendular

Resumo

Identificar e delimitar o processo de metropolização do espaço têm se constituído como um grande desafio aos estudiosos do urbano, principalmente pelos elementos subjacentes que o constituem. Este artigo apresenta uma proposta teórico-metodológica para identificar e delimitar a metropolização a partir da análise da localização espacial das plantas industriais e logísticas, das condições gerais de produção, da mobilidade pendular para trabalho e da migração. Utilizando-se do processo urbano do Espírito Santo como estudo de caso, foi possível verificar a expansão da metropolização para os municípios não metropolitanos de Aracruz, Linhares e São Mateus, de modo que os elementos utilizados para a análise se mostraram pertinentes para a identificação e a delimitação da metropolização do espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ednelson Mariano Dota, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Francismar Cunha Ferreira, Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGG-UFES)

Publicado

2020-08-26

Como Citar

Dota, E. M., & Ferreira, F. C. (2020). Evidências da metropolização do espaço no século XXI: elementos para identificação e delimitação do fenômeno. Cadernos Metrópole, 22(49), 893–912. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4910