Da democracia participativa à desdemocratização na cidade: a experiência do Orçamento Participativo em Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5016

Palavras-chave:

democracia, cidade, Porto Alegre, democracia participativa, desdemocratização

Resumo

Neste artigo se analisa o efeito da democracia na produção da cidade, tendo como caso a particular experiência de Porto Alegre pós-Constituição de 1988. Analisa-se a relação Estado-sociedade civil através das instituições participativas estabelecidas. A análise foca na experiência do Orçamento Participativo (OP), e tem-se, como método, a análise de discurso de documentos oficiais, legislação, atas; e a etnografia política, a partir da observação em rodada de assembleias do OP e do Conselho do OP. Estabelece-se um quadro da experiência democrática, a saber: 1) democracia-participativa (1989-2004); 2) liberal-governança (2005-2016); e 3) ultraliberal-mercado (2016-). Distintas formas de democracia que incidem nas dinâmicas de produção da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucimar Fátima Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Geógrafa, doutoranda em Planeamento Urbano e Regional - PROPUR/UFRGS. 

Eber Pires Marzulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) UFRJ, com estágio de doutoramento no IRIS (Institute de recherche interdisciplinaire en socioeconomie)/CNRS, Paris IX - Dauphine (2004). É professor Associado 2 do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) - UFRGS. Também faz parte do corpo docente do Curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural - PLAGEDER e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) na Faculdade de Ciências Econômicas - UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa Identidade e Território/CNPq (www.ufrgs.br/gpit) com pesquisa em duas grandes linhas: identidade e território; e imagem e território. É membro do GT Democracia Participativa, Sociedade Civil e Território do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV)/UFRGS.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Siqueira, L. F., & Marzulo, E. P. (2020). Da democracia participativa à desdemocratização na cidade: a experiência do Orçamento Participativo em Porto Alegre. Cadernos Metrópole, 23(50), 399–421. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5016