Soft Laddering: Um exemplo de aplicação manual no consumo de serviços

Authors

  • Nuno Alvares Felizardo Jr.
  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá
  • Patricia Leite da Silva Scatulino

Keywords:

Laddering, Teoria Meios-Fim, Comportamento do Consumidor, Serviços

Abstract

A técnica do laddering é adequada a uma ampla gama de aplicações de Marketing, tais como segmentação de mercado, promoção de produtos, desenvolvimento de estratégias de publicidade, e análise de metas de consumo assim como de expectativas e percepção dos clientes. Sua operacionalização, contudo, não é trivial, principalmente para aqueles que não utilizam softwares. Por meio de um exemplo prático com foco na prestação de serviços, ilustrado por reflexões vivenciais do autor, este trabalho visa a descrever e explicar como se desenvolvem manualmente as etapas típicas do soft laddering em todos os seus estágios, até chegar-se à construção do mapa hierárquico de valor (MHV), representação gráfica do resultado trazido pela aplicação da Teoria Meios-Fim. Finalmente, o trabalho aborda os principais destaques relacionados ao uso desta técnica na prestação de serviços e barreiras que impedem a sua utilização, além das alternativas para lidar com eles.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá

Professora de Marketing do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá

Published

2017-11-30

How to Cite

Felizardo Jr., N. A., Troccoli, I. R., & Scatulino, P. L. da S. (2017). Soft Laddering: Um exemplo de aplicação manual no consumo de serviços. Pensamento &Amp; Realidade, 32(3). Retrieved from https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/31891

Issue

Section

Artigos