On ou Off, Real ou Virtual? Como o Facebook influencia na qualidade de interações e relações sociais?

Authors

  • Norberto Almeida de Andrade Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Giuliano Carlo Rainatto Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i1p83-98

Keywords:

Facebook, Redes Sociais, Ciberpsicologia, Vida Social

Abstract

As mídias sociais na internet tem um papel expressivo na vida das pessoas na era da transformação digital seja no compartilhamento de conteúdo, diversão e interações sociais. Ao mesmo tempo a dependência em casos extremos chega a gerar transtornos comportamentais como a nomofobia que é o medo irracional de ficar sem o smartphone ou ficar sem a possibilidade de usar o telefone por algum motivo, seja pela ausência de um sinal, carga da bateria ou o término do pacote de dados. Este estudo investigou determinantes para o uso (não) do Facebook e efeitos relacionados à vida social, utilizando um modelo conceitual com múltiplos construtos e variáveis. A pergunta norteadora da pesquisa é: “Como as vidas sociais das pessoas são afetadas por sua escolha de se tornar (não) usuário (do Facebook)?”.  Os principais construtos do estudo quantitativo foram determinantes socioeconômicos e socioculturais, traços de personalidade, fatores comportamentais, fatores funcionais e fatores sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Norberto Almeida de Andrade, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutorando em Administração na linha de pesquisa de Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor. Professor e Consultor de Martketing Digital.

Giuliano Carlo Rainatto, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Mestre em administração na linha de pesquisa de conhecimento e inovação, com Graduação em Administração de Empresas e pós-graduação em Direito Tributário Empresarial e em Finanças. Atuo no Mercado de trabalho como Controller Fiscal e Financeiro, e na Universidade Anhanguera, ministro as disciplinas de Inovação, Controladoria e Análise Financeira.

References

Andreassen, C. S., Torsheim, T., Brunborg, G. S., & Pallesen, S. (2012). Development of a Facebook addiction scale. Psychological reports, 110(2), 501-517.

Błachnio, A., Przepiorka, A., & Pantic, I. (2016). Association between Facebook addiction, self-esteem and life satisfaction: A cross-sectional study. Computers in Human Behavior, 55, 701-705.

Blanton, R., & Carbajal, D. (2019). Not a Girl, Not Yet a Woman: A Critical Case Study on Social Media, Deception, and Lil Miquela. In Handbook of Research on Deception, Fake News, and Misinformation Online (pp. 87-103). IGI Global.

Blunch, N. (2012). Introduction to structural equation modeling using IBM SPSS statistics and AMOS. Sage.

Fardouly, J., & Holland, E. (2018). Social media is not real life: The effect of attaching disclaimer-type labels to idealized social media images on women’s body image and mood. New Media & Society, 20(11), 4311-4328.

Guediche, S., Blumstein, S., Fiez, J., & Holt, L. L. (2014). Speech perception under adverse conditions: insights from behavioral, computational, and neuroscience research. Frontiers in systems neuroscience, 7, 126.

Hunt, D., Atkin, D., & Krishnan, A. (2012). The influence of computer-mediated communication apprehension on motives for Facebook use. Journal of Broadcasting & Electronic Media, 56(2), 187-202.

Kittinger, R., Correia, C. J., & Irons, J. G. (2012). Relationship between Facebook use and problematic Internet use among college students. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 15(6), 324-327.

Liu, C. Y., & Yu, C. P. (2013). Can Facebook use induce well-being?. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 16(9), 674-678.

Mcandrew, F. T., & Jeong, H. S. (2012). Who does what on Facebook? Age, sex, and relationship status as predictors of Facebook use. Computers in Human Behavior, 28(6), 2359-2365.

Nadkarni, A., & Hofmann, S. G. (2012). Why do people use Facebook?. Personality and individual differences, 52(3), 243-249.

Przepiorka, A., & Blachnio, A. (2016). Time perspective in Internet and Facebook addiction. Computers in Human Behavior, 60, 13-18.

Ross, C., Orr, E. S., Sisic, M., Arseneault, J. M., Simmering, M. G., & Orr, R. R. (2009). Personality and motivations associated with Facebook use. Computers in human behavior, 25(2), 578-586.

Tang, J. H., Chen, M. C., Yang, C. Y., Chung, T. Y., & Lee, Y. A. (2016). Personality traits, interpersonal relationships, online social support, and Facebook addiction. Telematics and Informatics, 33(1), 102-108.

Uysal, R., Satici, S. A., & Akin, A. (2013). Mediating effect of Facebook® addiction on the relationship between subjective vitality and subjective happiness. Psychological reports, 113(3), 948-953.

Published

2020-10-07

How to Cite

de Andrade, N. A., & Rainatto, G. C. (2020). On ou Off, Real ou Virtual? Como o Facebook influencia na qualidade de interações e relações sociais?. Pensamento &Amp; Realidade, 35(1), 83–98. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i1p83-98