AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES PRESENTES NA ECONOMIA CRIATIVA DE PERNAMBUCO NO PERÍODO DE 2013 - 2016

Autores

  • Maria Christianni Coutinho Marçal Universidade Federal de Pernambuco
  • Joina Ijuniclair Arruda Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

economia criativa – cultura – empreendedorismo – Pernambuco

Resumo

A esfera cultural contemporânea que produz e distribui filmes, programas de televisão, música, turismo, gastronomia, games entre outros, desmaterializa as fontes de riqueza e incute grande protagonismo aos setores culturais e criativos instituindo as trocas por meio do que hoje se denomina “economia criativa”. O artigo teve como objetivo compreender as potencialidades e os limites presentes na Economia Criativa (EC) de Pernambuco no período de 2013 – 2016.  Frente ao objetivo exposto, foram acompanhadas e analisadas, por meio de análise de conteúdo, as ações dos grupos sociais envolvidos no campo temático da EC - tanto no âmbito público quanto no privado - divulgadas na internet, durante o período em questão. Concluímos que como política pública, a Economia Criativa não conseguiu se sustentar e conta apenas com investimentos de empreendedores sociais e culturais da iniciativa privada para se desenvolver, pois, os governos - tanto em nível estadual quanto em nível nacional - diminuíram de forma considerada os investimentos nos setores da EC no citado período e perderam representatividade política quando a secretaria da economia criativa foi destituída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Christianni Coutinho Marçal, Universidade Federal de Pernambuco

Membro dos grupos de pesquisa: Locus de Investigação em Economia Criativa e Observatório Latino Americano de Pesquisa em Secretariado Executivo. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD - da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - (2014); Mestre em Administração pela UFPE (2007); Especialista em propaganda e marketing; Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (1998). Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) da UFPE. Professora de cursos de pós-graduação latu sensu (MBA) da UFPE. Temas de interesse de pesquisa:sociologia do conhecimento, ciência política, empreendedorismo, secretariado executivo, economia criativa, tecnologia, sociedade e organizações.

Downloads

Publicado

2019-03-05

Como Citar

Marçal, M. C. C., & Santos, J. I. A. S. dos. (2019). AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES PRESENTES NA ECONOMIA CRIATIVA DE PERNAMBUCO NO PERÍODO DE 2013 - 2016. Pensamento &Amp; Realidade, 33(2), 86–106. Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/38122