Formação de professores: dois tópicos de uma elaboração alternativa
Resumen
O texto rediscute a formação de professor a partir da gênese do desejo de exercer sua profissão e das representações expressas por grupos de professores em formação a respeito da capacitação para esse exercício. Parte da possibilidade da presença, nas histórias, sonhos e experiências desses sujeitos humanos, dos elementos necessários de uma teoria dialética da formação do professor. Destaca a figura da mãe (foco das indiferenciações filha-mãe, filha-professora, criança-mulher, mulher-alunos, professora-crianças) como obstáculo à sua constituição como sujeito emancipado. Revela, ainda, o baixo autoconceito sobre sua qualificação e a necessidade de uma longa marcha a ser percorrida na batalha pela competência profissional. A elaboração crítica do seu passado e do seu cotidiano apresenta-se como exigência concreta do processo, sugerindo uma formação do professor dependendo cada vez menos de um currículo formal.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2019-05-18
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.