Cerebralidade e cultura na atividade matemática de crianças epilépticas

Autores/as

  • Izabel Hazin Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de psicologia – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
  • Selma Leitão Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de psicologia – Centro de Filosofia e Ciências Humanas
  • Jorge Tarcísio da Rocha Falcão Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de psicologia – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Palabras clave:

neuropsicologia da atividade matemática, epilepsia e dificuldades de aprendizagem, cultura e cognição

Resumen

Este estudo oferece um conjunto de dados oriundos da exploração das inter-relações entre aspectos neuropsicológicos e dificuldades escolares em matemática apresentadas por crianças com epilepsia. Tais crianças podem ser caracterizadas pela presença de importantes disfunções na atenção, memória e organização visuoespacial, que por sua vez implicam comprometimentos da atividade matemática escolar, em especial no que se refere à execução de procedimentos algorítmicos. Entretanto, tais dados mostram o quanto as crianças epilépticas beneficiaram-se a partir da oferta de ferramentas semióticas da cultura, ressaltando a necessidade de consideração dos aspectos socioculturais envolvidos na neuropsicologia da aprendizagem de forma geral, bem como no caso específico da atividade matemática escolar.

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Publicado

2019-05-24

Número

Sección

Artigos