Educação infantil: legislação e prática pedagógica

Autores/as

  • Maria Izete de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Pedagogia

Palabras clave:

educação infantil, formação e atuação profissional

Resumen

Neste artigo discutimos algumas polêmicas que envolvem a educação infantil, tomando como ponto de análise a legislação e a prática pedagógica corrente. Abordamos alguns aspectos mais relevantes de que trata a Constituição Brasileira de 1998 e a Lei de diretrizes e Bases LDB 9394/96, dentre outras, acerca da formação dos profissionais da educação infantil. A discussão desses temas ocorre tendo em vista os objetivos e finalidades dessa etapa da educação. Tecemos, ainda, uma síntese histórica da educação oferecida às crianças de 0 a 6 anos no Brasil, em especial a realidade da Cidade de Cáceres, MT. Para tanto, utilizamos dados preliminares de uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na região.

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Biografía del autor/a

Maria Izete de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Pedagogia

Doutora em Psicologia da Educação. Professora do Departamento de Pedagogia da Unemat/Cáceres Universidade do Estado de Mato Grosso.

Publicado

2019-05-29

Número

Sección

Artigos