Dificuldades de Aprendizagem: revisão de literatura sobre os fatores de risco associados

Auteurs-es

  • Sheila Maria Mazer Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Alessandra Cristina Dal Bello Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Marina Rezende Bazon Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Psicologia e Educação

Mots-clés :

revisão de literatura, dificuldade de aprendizagem, fatores de risco

Résumé

O objetivo deste trabalho teórico foi realizar uma revisão da literatura sobre dificuldades de aprendizagem através de pesquisa em bases de dados, resumos e artigos científicos, teses e dissertações, mapeando o que os estudos levantam como fatores de risco associados à dificuldade de aprendizagem em crianças em início da etapa escolar. Os resultados mostraram que a maioria dos estudos aborda a dificuldade de aprendizagem como fator de risco para problemas psicossociais na infância, associados a problemas socioemocionais e comportamentais. A contribuição do presente estudo é alarmar para a necessidade do desenvolvimento de estudos longitudinais para a melhor identificação dos fatores de risco e da investigação dos mecanismos que operam nesses fatores, prevenindo ou causando as dificuldades de aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Téléchargements

Publié-e

2019-05-27

Numéro

Rubrique

Artigos