Apoio psicológico ao universitário

a expressão do sofrimento em oficinas virtuais

Auteurs-es

  • Jonas Cardoso Lomba Universidade Federal do Paraná
  • Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p76-85

Mots-clés :

pt

Résumé

Este artigo apresenta uma proposta metodológica de apoio psicológico no Ensino Superior, desenvolvida por meio de rodas de conversa presenciais e oficinas realizadas em ambiente virtual, voltadas a estudantes que apresentam algum grau de sofrimento que possa culminar em questões de saúde mental e a subsequente evasão nesse nível da educação no Brasil. Tem por objetivo descrever os procedimentos metodológicos e avaliar seus resultados, considerando a adesão, o tipo de participação nas diferentes etapas propostas e a avaliação de uma das participantes, em entrevista individual, presencial. Constatou-se que a fase presencial da pesquisa representou uma dificuldade aos estudantes que tinham interesse na participação, mas não aderiram à proposta. Na fase virtual, fica evidenciado que escrever, para alguns estudantes, pode representar uma maneira possível para que sentimentos e pensamentos sejam expressos de modo intenso, também promovendo a troca entre participantes e o consequente ganho coletivo.

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Publié-e

2022-11-25

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