Investigando trabalho e formação docente na creche: contribuições de Vigotski e Bakhtin

Auteurs

  • Maria Nazaré da Cruz Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba

Mots-clés :

metodologia de pesquisa, autoconfrontação, professores de educação infantil, Vigotski, Bakhtin

Résumé

Neste texto, discutem-se contribuições da psicologia histórico-cultural de Vigotski e da teoria enunciativodiscursiva de Bakhtin para o estudo da formação e do trabalho de professores, a partir do exame de aspectos metodológicos de uma pesquisa sobre as elaborações que professoras de educação infantil realizam a respeito de suas práticas educativas, ao tomarem sua própria atuação com as crianças como objeto de análise. Focalizando um episódio de interlocução entre professoras, coordenadora pedagógica e pesquisadora sobre uma atividade filmada em um berçário, problematizamos, mais especificamente: o que se vê, quando se toma a própria atuação como objeto de análise; o que e de que posição falam a pesquisadora, as professoras e a coordenadora pedagógica; e, finalmente, as possibilidades de desenvolvimento das práticas educativas provocadas pela análise conjunta de situações de trabalho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Publiée

2013-06-01

Numéro

Rubrique

Artigos