O fracasso escolar no ensino médio. A perspectiva dos alunos da rede pública do Distrito Federal

Auteurs

  • Carmelita Leitão Campos
  • Cândido Alberto Gomes Universidade Católica de Brasília

Mots-clés :

ensino médio, fracasso escolar, repetência, abandono, gênero

Résumé

A presente pesquisa estudou as opiniões dos alunos sobre o fracasso escolar no ensino médio público do Distrito Federal, por meio de grupos focais e de um levantamento por amostragem. Os resultados revelam a percepção de uma escola monótona e pouco significativa para a vida dos alunos, embora estes valorizem a cultura acadêmica, Os rapazes tendem a ser minoria entre os matriculados e ter maior número de reprovações. A distorção série-idade é fator destacado do fracasso escolar, levando muitos alunos a não completarem os estudos. Baixas expectativas dos docentes e pouca dedicação dos alunos aos estudos parecem gerar um pacto de baixas exigências mútuas, que conduz ao modesto aproveitamento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Publiée

2016-12-09

Numéro

Rubrique

Artigos