PRODUÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR DE 1962 A 2011 NA BASE INDEX PSI

Auteurs

  • Alexandre Masson Maroldi Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Ciência da Informação
  • Ana Maria da Souza Universidade Federal de Rondônia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Luis Fernando Maia Lima Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Economia

DOI :

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20160006

Mots-clés :

psicologia escolar, bibliometria, produção científica

Résumé

A Psicologia Escolar caracteriza-se por propor um olhar para o processo de escolarização e para o contexto sócio-político-cultural em que estão inseridos os processos educativos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar,através de uma análise bibliométrica, a produção científica em Psicologia Escolar presente na Base de dados Index Psi Periódicos Técnico-científicos, de 1962 a 2011. A Base de dados Index Psi Periódicos Técnico-científicos reúne a literatura técnico-científica em Psicologia publicada em revistas, com acesso ao texto completo. Utilizou-se a bibliometria, que permitiu elaborar indicadores para avaliar o atual estágio de desenvolvimento da temática Psicologia Escolar. No total, foram recuperados 209 registros, destacando-se entre os mesmos, o periódico Psico. Na análise de autoria dos artigos recuperados, 62,1% dos autores contribuíram com apenas uma publicação. Quanto ao vínculo institucional dos autores, a Universidade de São Paulo (USP) é a que prevalece e a palavra-chave mais frequente é Psicologia Escolar. O estudo bibliométrico contribuiu para a identificação da visibilidade e o estágio de desenvolvimento da produção científica em Psicologia Escolar nessa base de dados

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Publiée

2017-09-12

Numéro

Rubrique

Artigos