A escola promotora de processos-chave de resiliência em famílias organizadas em modelos não convencionais
Mots-clés :
escola, família, modelos familiares não convencionais, resiliência familiar.Résumé
A família da pós-modernidade é permeada por diversas configurações familiares. No entanto, a escola continua a difundir um ideário de família distante dessa realidade. No presente trabalho, defende-se o contexto escolar como um contexto promotor da resiliência de instituições familiares que se organizam em modelos não convencionais. Toma-se a Ecologia do Desenvolvimento Humano como suporte para a compreensão do processo de formação social do sujeito mediante a interação do contexto familiar e escolar. Recorre-se aos estudos de resiliência familiar para estabelecer a relação positiva entre família e escola na promoção da resiliência de famílias não convencionais. Conclui-se que a escola necessita adotar estratégias que promovam os processos-chave da resiliência, mediante inclusão de todas as formas de família em seus ritos.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2018-09-11
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.