Síndrome de Burnout e estratégias de enfrentamento em professores de escolas públicas e privadas

Auteurs

  • Mary Sandra Carlotto Universidade Luterana do Brasil, Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia
  • Sheila Gonçalves Câmara Universidade Luterana do Brasil, Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia

Mots-clés :

Síndrome de Burnout, estratégias de enfrentamento, professores

Résumé

O objetivo deste estudo foi verificar se há diferença na relação existente entre as estratégias de enfrentamento utilizadas e as dimensões da Síndrome de Burnout em professores de escolas públicas e privadas. A amostra constiuiu-se de 81 professores, 45 de escolas públicas e 36 de escolas privadas. Os instrumentos utilizados neste estudo foram um questionário elaborado para levantamento de dados demográficos e profissionais, o MBI – Maslach Burnout Inventory de Maslach e Jackson, (1986) para avaliar a Síndrome de Burnout e o Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus (1985) para avaliar as estratégias de enfrentamento. Os resultados encontrados, através da prova de correlação de Pearson, evidenciam diferenças nas estratégias utilizadas. Em professores de escolas privadas, quanto maior a utilização de estratégias de confronto, maior a exaustão emocional e a despersonalização e quanto maior a utilização de aceitação de responsabilidade menor a realização profissional. Já em professores de escolas públicas, quanto maior a utilização da estratégia de afastamento e de fuga, maior a exaustão emocional. A despersonalização eleva-se na medida em que há uma maior utilização da estratégia de afastamento. Com relação à realização profissional, verifica-se que quanto maior o uso de afastamento, menor o sentimento de que o trabalho é fonte de realização profissional. A utilização de resolução de problemas eleva a dimensão de realização profissional. Resultados apontam para a necessidade de intervenções diferenciadas nos grupos pesquisados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Mary Sandra Carlotto, Universidade Luterana do Brasil, Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia

Psicóloga, especialista em Gestão de Recursos Humanos (UCM-RJ); mestre em Saúde Coletiva (ULBRA-RS); doutora em Psicologia Social (USC/ES); professora e pesquisadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia do Curso de Psicologia e do PPG em Saúde Coletiva – Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas.

Sheila Gonçalves Câmara, Universidade Luterana do Brasil, Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia

Psicóloga, mestre em Psicologia Social e da Personalidade e doutora em Psicologia (PUCRS), professora e pesquisadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia do Curso de Psicologia e do PPG em Saúde Coletiva – Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas

Téléchargements

Publiée

2019-05-30

Numéro

Rubrique

Artigos