Transformação do pensamento e da linguagem na aprendizagem de conceitos

Auteurs

  • Maria Eliza Mattosinho Bernardes Universidade de São Paulo, Escola de Artes Ciências e Humanidades

Mots-clés :

pensamento e linguagem, ação pedagógica, sentido e significado da palavra, psicologia histórico-cultural

Résumé

O objetivo desta pesquisa é identificar diferentes intervenções pedagógicas que criam a possibilidade de superação do sentido pessoal rumo a apropriação do significado social do conceito a partir da análise de um sistema semântico fechado que analisa os diferentes aspectos psicológicos da linguagem. O estudo realizado com crianças das séries iniciais do ensino fundamental, no contexto escolar, caracteriza-se como um estudo explicativo organizado na forma de pesquisa-ação. São apresentados como resultados categorias de análise de sistemas semânticos que identificam o movimento entre o sentido e significado da palavra e diferentes tipos de intervenção verbal na ação pedagógica que criam situações para superação da apropriação do conceito promovendo a transformação do pensamento e da linguagem como funções psicológicas superiores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Universidade de São Paulo, Escola de Artes Ciências e Humanidades

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo – Brasil. Professora doutora da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo – Brasil. Pesquisadora integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica – GEPAPe – na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo – Brasil. Pesquisadora integrante do Grupo de Estudos sobre a Psicologia Histórico-Cultural no Laboratório Interinstitucional de Psicologia Escolar e Educacional – no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo – Brasil

Téléchargements

Publiée

2019-05-30

Numéro

Rubrique

Artigos