Psicologia escolar e psicologia social: articulações que encontram o sujeito histórico no contexto escolar

Auteurs

  • Cecília Pescatore Alves Universidade de Taubaté - UNITAU, Departamento de Psicologia
  • Antonio Carlos Barbosa da Silva Universidade de Taubaté, Departamento de Psicologia

Mots-clés :

Psicologia Social, Psicologia Escolar, interdisciplinaridade, intervenção psicossocial, comunidade escolar

Résumé

O presente ensaio descreve as possíveis articulações entre a Psicologia Social e a Psicologia Escolar, dando ênfase à construção de um saber centrado no desenvolvimento de ações críticas, éticas, inovadoras e transformadoras voltada à realidade brasileira. Uma articulação possível de estabelecer estratégias psicossociais críticas na comunidade escolar, que atente aos aspectos sócio-históricos que fazem parte do universo humano e contribuem para a constituição de um sujeito mais consciente, crítico, ético, sensível e autônomo. Parte-se do pressuposto de que a possível integração de saberes, como a Psicologia Escolar-Psicologia Social, de forma interdisciplinar, é capaz de redimensionar o processo dialético que perpassa a realidade objetiva e subjetiva da comunidade escolar, identificando as contradições da estrutura concreta e simbólica dos conflitos escolares e, assim, possibilitar ao psicólogo escolar uma postura comprometida com as questões sociais e históricas que ocorrem nesse campo de atuação, para que surjam propostas de intervenções alternativas e realistas que permitem a esse profissional uma atuação política emancipatória

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Bibliographies de l'auteur

Cecília Pescatore Alves, Universidade de Taubaté - UNITAU, Departamento de Psicologia

Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Professora de Psicologia Social do Departamento de Psicologia da Unitau e Departamento de Ciências Atuariais da PUC-SP

Antonio Carlos Barbosa da Silva, Universidade de Taubaté, Departamento de Psicologia

Doutor em Psicologia pela PUC-Campinas. Professor de Psicologia Escolar do Departamento de Psicologia da Unitau. E-mail:

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Publiée

2019-06-04

Numéro

Rubrique

Artigos