A interação na escola e seus significados e sentidos na formação de valores

Auteurs

  • Vera Maria Trevisan de Souza
  • Vera Maria Nigro de Souza Placco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Mots-clés :

valores e educação, interações na escola, desenvolvimento moral

Résumé

O artigo tem como base uma pesquisa empírica, em que se buscou compreender a construção e a manutenção de valores morais e não morais na escola, em que se assume as concepções de Vigotski sobre a constituição da pessoa e se busca uma articulação teórica com Yves de La Taille, que tem estudado o desenvolvimento da moralidade da perspectiva da psicologia. As autoras abordam a construção e a manutenção de valores a partir das interações empreendidas pelos diversos atores da escola: alunos, professores, coordenadora, pais e sistema de ensino, para demonstrar os tipos de valores que circulam na escola e as qualidades de interações que favorecem ou não sua manutenção. Também é ressaltada, na pesquisa, a importância da autoridade na construção de valores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Vera Maria Trevisan de Souza

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP Professora da Fizo-SP

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP

Téléchargements

Publiée

2019-06-06

Numéro

Rubrique

Artigos