Educação infantil: a dimensão moral da função de cuidar

Auteurs

  • Tereza Montenegro

Mots-clés :

Creche, Pré-escola, Psicologia moral

Résumé

O texto expõe parte dos resultados de uma pesquisa sobre a função de cuidar na educação infantil, relacionando-a com a psicologia moral. São identificadas imprecisões no emprego da palavra cuidado em textos acadêmicos e governamentais de elaboração e designação de políticas para o setor. Investiga-se o sentido do cuidado a partir das mudanças no significado desta função na história das creches e pré-escolas no Brasil e sua polarização com a função de educar; segue-se um breve apanhado da origem etimológica e diferentes sentidos atribuídos à palavra. A análise dos sentidos somada à vinculação do termo às teorias de psicologia moral possibilitou o exame e a adoção de um conceito que sintetiza as dimensões cognitivas, afetivas e morais do cuidado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Tereza Montenegro

Analista de Desenvolvimentp Social da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - Secretaria da Habitação  Doutora em Psicologia Social (PUCSP)

 

Téléchargements

Publiée

2019-06-07

Numéro

Rubrique

Artigos