HABILIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E MÉTODOS DE ENSINO: O MÉTODO MONTESSORI E O ENSINO TRADICIONAL EM QUESTÃO

Auteurs

  • Roseane Ribeiro Mendonça Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Psicologia http://orcid.org/0000-0002-5404-7045
  • Altemir José Gonçalves Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

DOI :

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190014

Mots-clés :

Resolução de Problemas, Método Montessori, Ensino Fundamental

Résumé

Níveis elevados de habilidades de resolução de problemas são chaves para o êxito no sistema escolar e o Método Montessori (MM) se propõe a desenvolvê-las. Assim, compararam-se as habilidades de resolução de problemas de estudantes ensinados em escolas tradicionais e com o MM, considerando, no último caso, duas configurações quanto à fidelidade de implementação (Montessori Clássico ou Montessori Suplementar). Também foram feitas associações entre essas habilidades e variáveis demográficas (sexo) e educacionais (série e reprovação). Uma amostra (N = 91) de estudantes de quarto e quintos anos de quatro escolas que utilizam o MM e de escolas tradicionais participou da pesquisa. Foram utilizadas as Escalas de Resolução de Problemas (ERP), que propiciam dois escores: Habilidades de Resolução de Problemas (HRP) e Orientação em Relação ao Problema (ORP). Não foram obtidas diferenças estatisticamente significativas entre os alunos de escolas tradicionais e de escolas montessorianas tanto em HRP quanto em ORP. ORP também não se associou às variáveis demográficas e educacionais investigadas. Ao classificar os escores de HRP em níveis (alto, médio e baixo), observou-se maior concentração de alunas no nível médio. Os resultados permitem inferir que não basta afirmar em ideários que a escola desenvolve habilidades de resolução de problemas. Há que se planejar e implantar propostas pedagógicas que, de fato, desenvolvam as habilidades de resolução de problemas dos estudantes e não apenas considerem-nas pré-requisitos para o processo de aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Roseane Ribeiro Mendonça, Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Altemir José Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Doutor em Psicologia. Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF

Téléchargements

Publiée

2019-10-24

Numéro

Rubrique

Artigos