Percepções dos moradores do Bairro da Engomadeira sobre UNEB-BA

Auteurs

  • José Ricardo Rosa dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Santa Inês, Bahia, Bahia https://orcid.org/0000-0003-0432-7089
  • Jeanne Lopes Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Santa Inês, Bahia, BA https://orcid.org/0000-0002-6425-1584
  • Luís Geraldo Leão Guimarães Universidade do Estado da Bahia ,UNEB, Bahia, BA
  • Natanael Reis Bomfim Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Bahia, BA

DOI :

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p97-107

Mots-clés :

Comunidade, Instituição de ensino, Presença, Educação

Résumé

Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos moradores do Bairro Engomadeira sobre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I,  Salvador, para assim propor melhorias nas relações estabelecidas entre a Comunidade e a Universidade. Para a discussão, utilizaram-se autores como  Fialho, Midlej e Santos. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e questionários fechados, aplicados em amostra não probabilística de 20 (vinte) moradores, dividindo-se em três grupos, por  escolaridade: nível fundamental, nível médio e nível superior, para identificar e analisar as suas percepções. Recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin  (2002) e à luz de autores como Midlej e Santos, para tratamento dos dados coletados. Notou-se no referido estudo que as percepções dos moradores da  Engomadeira sobre a Uneb diferem pelo nível de escolaridade, em que os moradores de nível fundamental e médio percebem a universidade com relações  positivas e os de nível superior com relações negativas. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

Bardin, L. (2002). Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa (Portugal): Ed. 70.

Bomfim, N. R. (2009). Noção social do território: em busca de um conceito didático em geografia – a territorialidade. Ilhéus: Editus.

Bosi, A. (coord.). (1998). A presença da universidade pública. São Paulo, Recuperado de: http://www.fisica.uel.br/SBPC_LD/unipub.html. Acesso em: 14 jul. 2006.

Correia, S. L. C. P. (2016). Entre ruas e ladeiras, Engomadeira sou eu!. Representações sócio espaciais e professores sobre o bairro. Salvador, Dissertação de mestrado, Universidade do Estado da Bahia, Programa de Pós - Graduação em Educação e Contemporaneidade, Bahia, Brasil.

Fialho, Nadia Hage. (1998). A Missão da universidade. Revista da FAEEBA, 7(10), 25-42.

Lopes, R. P. M. (2003). Universidade Pública e Desenvolvimento Local: Uma Abordagem a Partir dos Gastos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista: Edições UESB.

Midlej, M. M. B. C. (2004). Universidade e região: territorialidade da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Salvador. Tese de doutorado, Universidade do Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Bahia, Brasil.

Santos, J. R. R. (2008). Universidade pública e desenvolvimento local: a presença da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) no bairro do Salobrinho em Ilhéus Bahia no período de 1991 a 2008. Dissertação de mestrado, Universidade do Estado da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional, Bahia, Brasil.

Santos, J. R. R. (2014). Universidade pública e desenvolvimento local: a presença da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) no bairro do Salobrinho em Ilhéus Bahia no período de 1991 a 2008. Ilhéus: Editus.

Téléchargements

Publiée

2021-10-22

Numéro

Rubrique

Artigos