Métodos de estudo no ensino superior

construção e validação de um questionário

Auteurs

  • Susana G. Caliatto Universidade do Minho
  • Carmelinda T. A. Mendes Universidade do Minho
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho

DOI :

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p109-117

Mots-clés :

Ensino superior, Métodos de estudo, Estratégias de aprendizagem, Rendimento acadêmico

Résumé

Face às exigências do processo de ensino-aprendizagem na universidade, a literatura mostra a importância de se identificar dimensões que melhor descrevam os métodos de estudo para explicar o rendimento acadêmico dos estudantes. Este artigo descreve a construção e os estudos preliminares de validação de um questionário de avaliação dos métodos de estudo e de aprendizagem de estudantes do Ensino Superior. Os estudantes foram abordados sobre suas condutas habituais de estudo, dentro e fora de sala de aula, nomeadamente aqueles que melhor explicam ou predizem seus níveis de rendimento acadêmico. Após a uma primeira sistematização do conteúdo das respostas dos estudantes um questionário com 45 itens foi aplicado em 132 estudantes de Portugal, abrangendo diferentes cursos em Ciências e Humanidades, maioritariamente do sexo feminino (81%), do 1º ano, com a idade mais frequente de 18 anos (37,9%). Os resultados da análise fatorial exploratória permitem identificar quatro dimensões: organização e planejamento do estudo (alfa=.76); persistência nas tarefas de estudo (alfa=.78); autoeficácia no estudo (alfa=.65) e participação ativa na sala de aula (alfa=.64). Estas dimensões refletem métodos de estudo que combinam aspectos cognitivos, motivacionais e atitudinais que algumas vezes, aparecem diferenciadas na investigação, podendo o estudante combinar ainda abordagens superficiais e profundas quando necessárias ao seu estudo.

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Susana G. Caliatto, Universidade do Minho

Instituto de Educação e Psicologia. Campus de Gualtar

Carmelinda T. A. Mendes, Universidade do Minho

Instituto de Educação e Psicologia. Campus de Gualtar

Leandro S. Almeida, Universidade do Minho

Instituto de Educação e Psicologia. Campus de Gualtar

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Publiée

2022-11-25

Numéro

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Artigos