O ritual obsessivo de ocultar facas: a religião individual de um neurótico

Authors

  • Henrique Guilherme Scatolin Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Abstract

Partindo da concepção freudiana sobre o ritual na neurose obsessiva, o objetivo deste artigo é enfocar o ritual de ocultar facas como uma religião particular e individual de um neurótico obsessivo. Assim, o autor analisa, de uma forma sucinta, o caso clínico de um neurótico que esconde facas desde a sua infância. O autor conclui que qualquer ato obsessivo expressa a ambivalência presente na dinâmica psíquica dos neuróticos, como o desejar e o temer, o amor e o ódio. Além disso, as pulsões destrutivas também estão presentes nos mesmos.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Henrique Guilherme Scatolin, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Psicólogo formado pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Published

2013-05-13

How to Cite

Scatolin, H. G. (2013). O ritual obsessivo de ocultar facas: a religião individual de um neurótico. Psicologia Revista, 21(2), 141–151. Retrieved from https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/15131

Issue

Section

Artigos Teóricos