A compreensão da criança acerca de seu diagnóstico: um estudo sobre a representação do câncer na infância

Autores

  • Camila Bluwol Bigio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O câncer infantil é uma enfermidade que traz a desestruturação do ciclo de vida familiar e evoca sentimentos confusos e ambivalentes na criança e na família. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender como a criança entende e vivencia esse período e suas formas de ajustamento. A coleta de dados foi realizada no Hospital Infantil Darcy Vargas de São Paulo e desenvolvida através de entrevistas com cinco crianças e o familiar responsável, consultas ao prontuário e um desenho livre de cada criança. A análise de dados foi qualitativa e realizada dentro do referencial winnicotiano. Os resultados obtidos mostraram uma compreensão subjetiva e distorcida da enfermidade. As crianças apresentaram sentimento de solidão e sofrimento intensos, denotando falta de comunicação e não prontidão dos pais e da equipe de cuidados em responder às necessidades dessas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Bluwol Bigio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel e psicóloga. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Reelaborado a partir de Trabalho de Conclusão de Curso, eleito o melhor do ano 2001. Prêmio Ana Maria Poppovic.

Downloads

Publicado

2014-02-06

Como Citar

Bigio, C. B. (2014). A compreensão da criança acerca de seu diagnóstico: um estudo sobre a representação do câncer na infância. Psicologia Revista, 14(1), 109–135. Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18130

Edição

Seção

Artigos Teóricos