Satisfação, formação e inserção profissional de egressos de uma universidade pública

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p489-518

Keywords:

Egressos, Formação, Psicologia, Satisfação, Trajetória profissional

Abstract

O artigo resulta de uma pesquisa junto aos egressos do curso de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 2010 a 2017, e teve como objetivo conhecer e avaliar a satisfação dos egressos sobre a sua formação educacional e inserção profissional. Trata-se de uma investigação descritiva com finalidade exploratória, de natureza quanti-qualitativa. Ao analisar o percurso dos egressos, realizou-se um recorte de dados para relacionar a graduação e a atuação profissional recente, acrescido ou não da continuidade dos estudos. Os resultados apontam que 39,7% dos egressos escolheram sua atual área de atuação por fatores de ordem interna, 88,8% afirmam ter alcançado os objetivos profissionais após a graduação, 67,4 % demonstram-se satisfeitos com suas atuais condições de trabalho, 84,4% afirmam já ter realizado alguma pós-graduação para aprimorar conhecimentos técnicos científicos, 53,4% sentem-se seguros para atuar com supervisão, 37,9% dos egressos encontram-se morando com cônjuges/companheiros e 70,3% afirmam ter recebido suporte emocional e financeiro de seus familiares durante a graduação. Portanto, os dados apontam que os egressos avaliam de forma positiva o seu o processo de inserção e atuação profissional recente.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Gabriela Amâncio de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis, Santa Catarina - Brasil Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC - CNPq

Valéria De Bettio Mattos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia, mestre e doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do departamento de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.


Published

2020-12-17

How to Cite

Souza, G. A. de, & Mattos, V. D. B. (2020). Satisfação, formação e inserção profissional de egressos de uma universidade pública. Psicologia Revista, 29(2), 489–518. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p489-518

Issue

Section

Jovens Autores