O PROCESSO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM UMA FACULDADE ISOLADA: UM ESTUDO DAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

Auteurs

  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU). Pesquisador do Núcleo Observação e Estudos de Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP)
  • Marina Keiko Nakayama Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Pedro Antonio Melo Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Administração Universitária. Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC).
  • Marcio Alexandre Pitta Universidade do Vale do Itajaí
  • Fabiano Pires Oliveira Universidade do Vale do Itajaí

DOI :

https://doi.org/10.20946/rad.v16i3.14915

Résumé

O artigo em tela prevê um estudo das principais convergências entre a inteligência competitiva e a avaliação institucional, tendo como as atividades de uma instituição que atua no âmbito da iniciativa privada da educação superior. As contribuições teóricas elencam aspectos que versam sobre a gestão estratégica do conhecimento, sobre as perspectivas para a educação superior e sobre a inteligência competitiva. A pesquisa considerou as bases do estudo de caso e a utilização do método Delphi. Os resultados mostram que a inteligência competitiva guarda relações com o SINAES e permite estratégias alinhadas com a tomada de decisão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU). Pesquisador do Núcleo Observação e Estudos de Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP)

Acadêmico do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Administração Universitária. Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC) e do Núcleo Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP). Revisor de periódicos e avaliador de artigos em eventos na área da gestão da educação superior.

Marina Keiko Nakayama, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluido em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Ministra as disciplinas de método cientifico em Engenharia e Gestão do COnhecimento, desenvolvimento humano e métodos qualitativos no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e ministra as disciplinas de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Engenharia e Gestão da Inovação no curso de Engenharia de Materiais. Pesquisa na área de gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas (foco em relações interpessoais)e segurança pública e tem como principal linha de pesquisa a questão da confiança no ambiente organizacional e de aprendizagem. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP (Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) e do grupo de Estudos em Segurança Pública.

Pedro Antonio Melo, Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Administração Universitária. Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC).

Pedro Antônio de Melo possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira; Especialização em Recursos Humanos; Mestrado em Administração e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe IESALC, da Unesco; É Especialista em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e pela OUI - Organização Universitária Interamericana (2004). Recebeu o título de Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación HAME (2012), em Porto Rico. É avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira INEP e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina - CEE. Coordenador de Grupo de pesquisa no CNPq. É professor da UFSC, onde leciona na graduação, mestrado e doutorado, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, e nos Programas de Pós-Graduação em Administração CPGA e Administração Universitária - PPGAU. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária e Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU. É Editor da Revista Gestão Universitaria na América Latina GUAL e Coordenador do Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas. Coordena projetos de pesquisa nacionais e internacionais, financiados pela Capes. Escreve, organiza e publica artigos, livros e capítulos de livros; Apresentou e publicou mais de 100 artigos em eventos científicos, e proferiu mais de 30 palestras no Brasil, na América Latina e na Europa

Marcio Alexandre Pitta, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí. É professor da Faculdade Capivari, atuando principalmente nos seguintes temas: Introdução em Economia, Macroeconomia, Microeconomia, Administração Estratégica, Economia Brasileira Contemporânea

Fabiano Pires Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmico do Mestrado em Administração na Universidade do Vale do Itajaí –Univali/Biguaçu É professor da Faculdade Capivari , atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, estatística, pesquisa operacional, gestão da qualidade e gestão de operações e serviços. Também atua como professor tutor-externo na área da Administração da Uniasselvi.

Téléchargements

Publiée

2015-05-01

Comment citer

Francisco, T. H. A., Nakayama, M. K., Melo, P. A., Pitta, M. A., & Oliveira, F. P. (2015). O PROCESSO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM UMA FACULDADE ISOLADA: UM ESTUDO DAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 16(3). https://doi.org/10.20946/rad.v16i3.14915