A Influência da Precariedade na Atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação para o Desenvolvimento de um Município do Rio Grande do Sul

Auteurs

  • Roberta Silva de Camargo Corrêa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://orcid.org/0000-0002-7396-0630
  • Enio Snoeijer Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Altieres de Oliveira Silva Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI :

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i1.35031

Mots-clés :

Precariedade, Desenvolvimento Municipal, Gestão Pública.

Résumé

Este trabalho busca apresentar contribuições acerca de uma das questões que influenciam o desenvolvimento municipal sob a ótica da gestão pública: a precariedade. Assim, elege como objetivo avaliar, a partir de ações do secretariado no período correspondente às gestões de 2009 a 2016 da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de um município do Rio Grande do Sul, de que forma a condição de precariedade influencia na consecução de planos propostos para esse município nesse período. É uma pesquisa qualitativa, descritiva, estratégia de estudo de caso e constatou que o secretariado está sujeito à precariedade, a qual influencia o desenvolvimento municipal a partir das ações do secretariado e pode ser superada quando possibilita o alcance de resultados propostos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Roberta Silva de Camargo Corrêa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (desde maio de 2014). Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de pós graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista (2001) em Qualidade nas Organizações (Lato-sensu), graduada (2002) em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente está como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Socioeconômico da UFSC (Gestão 2017-2018), Editora Científica da Revista Gestão e Secretariado desde 2010, Coordenadora do Grupo de Pesquisa (2016) "Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado. Atuou (2016-2017) como Coordenadora do curso de graduação em Administração no Centro Socioeconômico da UFSC e como Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo e professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010), professora na Universidade Nove de Julho (2000-2003 e 2011-2014). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC (gestão 2013-2015).

Enio Snoeijer, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduado em 2002 no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); realizou curso de Especialização em 2014 em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais na UNIESC (SC); atualmente é graduando da 7 fase do curso de Secretariado Executivo da UFSC e membro do grupo Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado - PPGSec da UFSC.

Altieres de Oliveira Silva, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Pós-graduação in Master Project Management pela Universidade Nove de Julho-UNINOVE (2013). Faz parte da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) desde 2012. Foi coordenador Editorial dos eventos internacionais: Congreso Iberoamericano de Turismo y Responsabilidad Social organizado pela Universidade da Coruña (2016) , VII Taller Latino-Iberoamericano de Investigación Operacional (2016) e Tourism & Management Studies International Conference (2016). Editor executivo da Revista Contabilidade, Gestão e Governança (Qualis B1) editada pela Universidade de Brasilia. Já participou do desenvolvimento e Indexação de 25 periódicos científicos que operam por meio do sistema OJS (Open Journal System), software livre que foi customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) no Brasil. Possui experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: bases de dados bibliográficas, periódicos eletrônicos , sistemas de editoração eletrônica (SEER), Open Journal Systems (OJS), CrossRef Cited-by Linking, normatização de periódicos científicos, indexação de periódicos, metadados XML e comunicação científica, inserção e configuração do sistema DOI - Digital Object Identifier, visibilidade internacional de periódicos e ferramentas computacionais para identificação de plágio científico (Crosscheck). Adicionalmente, participou no preenchimento do Aplicativo para Proposta de Curso Novo (APCN/CAPES) dos seguintes cursos: Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CIS), Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde (MPA-GSS) e do Mestrado Profissional em Administração Gestão do Esporte (MPA/GE). Atualmente, é Analista Editorial dos periódicos científicos (Open Access): Revista Brasileira de Marketing (B1); Revista de Gestão e Projetos (B2); Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (B2); Revista Ibero-americana de Estratégia (B2); Revista de Gestão em Sistemas de Saúde (B3); PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review (B3); Revista Inovação, Projetos e Tecnologias (B3) e International Journal of Innovation (B2).

Publiée

2018-01-01

Comment citer

Corrêa, R. S. de C., Martins, C. B., Snoeijer, E., & Silva, A. de O. (2018). A Influência da Precariedade na Atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação para o Desenvolvimento de um Município do Rio Grande do Sul. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 20(1), 40–56. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i1.35031