PARA O HIGH TECH SER HIGH TOUCH - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM CHATBOTS

Auteurs

  • Guilherme de Farias Shiraishi FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FEA/USP
  • Fernanda Sayuri Yoda FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FEA/USP
  • Valter Cavalcante Lourenço FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FEA/USP

DOI :

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i1.40774

Résumé

Conforme o paradigma high-tech high touch, o toque humano é necessário para contrabalancear o uso de uma nova tecnologia. O chatbot é uma nova ferramenta de comunicação que propõe o uso da tecnologia para automatizar a conversa entre a empresa e os seus clientes. Ela é altamente tecnológica, mas também propõe oferecer o toque humano. Neste contexto, o presente estudo busca “Investigar como o chatbot oferece high touch no encontro de serviço online” utilizando os métodos de Mystery shopper e de análise de conteúdo. Quarenta e dois chatbots foram analisados conforme o diálogo, o agente virtual, a automação e coerência dos agentes de conversação. Os resultados indicam as formas que o toque humano pode ser aplicado na ferramenta.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Guilherme de Farias Shiraishi, FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FEA/USP

Departamento de Administração

Fernanda Sayuri Yoda, FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FEA/USP

Departamento de Administração

Valter Cavalcante Lourenço, FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FEA/USP

Departamento de Administração

Téléchargements

Fichiers supplémentaires

Publiée

2020-02-17

Comment citer

Shiraishi, G. de F., Yoda, F. S., & Lourenço, V. C. (2020). PARA O HIGH TECH SER HIGH TOUCH - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM CHATBOTS. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 22(1), 19–34. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i1.40774