Modelos mentais na pesquisa em aprendizagem organizacional: Uma revisão integrativa

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i3.47589

Mots-clés :

Modelo Mental, Aprendizagem Organizacional, Modelo Mental de Equipe, Organizações de Aprendizagem, Revisão Integrativa

Résumé

O trabalho visa revisar pesquisas sobre modelos mentais (MM) e aprendizagem organizacional (AO), sumarizando o estado do conhecimento acumulado da literatura. Para tanto, elaborou-se uma revisão integrativa das publicações indexadas em quatro bases, disponíveis até o ano de 2018. De um total de 137 artigos recuperados 14 foram selecionados e integraram a presente revisão, tratando-se de 8 trabalhos empíricos e 6 teóricos. A literatura aponta que MM são um constructo que permite explicar a passagem da aprendizagem individual para a aprendizagem organizacional (AO), pois a aprendizagem é um processo de explicitação dos MM individuais, assim como de construção e de reconstrução dos MM compartilhados (MME). Ao final, apresenta-se possíveis rumos para as pesquisas no campo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Bruna Manuela Adriano, Programa de Pós Graduação em Psicologia / Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pesquisadora do Laboratório de Liderança e Gestão Responsável (LGR) do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) e do Laboratório de Processos de Aprendizagem, Conhecimento e Gestão em Organizações e Trabalho (KLOM-LABPOT) do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP), ambos vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Andrea Valéria Steil, Programa de Pós Graduação em Psicologia / Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Chefe do Departamento de Psicologia. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia  (PPGP) e em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC). Coordenadora do Laboratório de Processos de Aprendizagem, Conhecimento e Gestão em Organizações e Trabalho (LABPOT) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Brasil

Téléchargements

Publiée

2020-09-26

Comment citer

Adriano, B. M., & Steil, A. V. (2020). Modelos mentais na pesquisa em aprendizagem organizacional: Uma revisão integrativa. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 22(3), 118–140. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i3.47589