Ética na ciência: conduta e boas práticas do pesquisador para a integridade científica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i1.52960

Mots-clés :

Ética em pesquisa, fraude, erro, retratação

Résumé

Partindo da premissa da importância da ética na pesquisa como fator preponderante para assegurar a integridade científica, o texto faz uma reflexão sobre os cuidados que o pesquisador-autor precisa ter para não incidir na má conduta, fator que tanto tem abalado a comunidade acadêmica. Discute as questões relacionadas à fraude acadêmica, no que se refere ao plágio e direitos autorais, reciclagem de texto (ou autoplágio) e os efeitos da publicação redundante, bem como os cuidados que se deve ter com a autocitação, a autoria indevida e a manipulação (falsificação e/ou fabricação) de dados. Reflete ainda sobre os cuidados que o pesquisador deve ter com os erros, sejam eles os erros honestos ou ingênuos. Analisa os procedimentos para a necessária correção dos erros ou das fraudes, por meio das erratas ou retratações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Francisco A Serralvo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

É Professor Titular da PUC-SP. Bacharel em Administração de Empresas, possui mestrado em Administração e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pós-doutorado em Marketing pela Universidad de Santiago de Compostela (Espanha). Foi Diretor da FEA-PUC/SP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Coordena o Grupo de Estudos da Marca - GEMa na PUC/SP.

Téléchargements

Publiée

2021-03-04

Comment citer

Serralvo, F. A. (2021). Ética na ciência: conduta e boas práticas do pesquisador para a integridade científica. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 23(1), 1–9. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i1.52960

Numéro

Rubrique

Editorial