Produção e Reprodução Acadêmica: O Produtivismo e a Lógica Gerencialista na Pós-Graduação em Administração

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i2.54114

Mots-clés :

Produtivismo Acadêmico, Ensino e Pesquisa em Administração, Pós-Graduação em Administração

Résumé

Não são novas as discussões em torno do produtivismo acadêmico instalado entre os pesquisadores e as instituições de ensino como consequência dos modelos de avaliação adotados pelos principais órgãos do sistema de educação nacional. Sabemos que o produtivismo não é exclusivo da área da administração, mas não deixa de ser irônico que dentro da academia nós continuemos reproduzindo uma lógica gerencialista (que tanto ensinamos em sala de aula) para a produção de conhecimento como um produto comercializado de maneira competitiva e sem nenhuma visão crítica desta situação. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Aimãn Ibrahim Mourad, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutor em Administração pela PUC-SP. Coordenador da Escola de Negócios da PUC-SP.

Références

Alcadipani, R & Bresler, R. (1999) A McDonaldização do Ensino. Carta Capital, São Paulo.

Alcadipani, R. (2011). Resistir ao produtivismo: uma ode à perturbação Acadêmica. Cadernos EBAPE, 9(3), 1174-1178.

Cunha, J. (2018). Conglomerados do ensino superior avançam sobre a educação básica. Folha de São Paulo, São Paulo.

BRASIL. (2019) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior: Notas Estatísticas 2019. Inep, Brasília.

BRASIL. (2017) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior: Resumo Técnico do Censo da Educação Superior 2017. Inep, Brasília.

Téléchargements

Publiée

2021-05-06

Comment citer

Mourad, A. I. (2021). Produção e Reprodução Acadêmica: O Produtivismo e a Lógica Gerencialista na Pós-Graduação em Administração. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 23(2), 1–6. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i2.54114

Numéro

Rubrique

Editorial