Desenvolver e implantar Códigos de Conduta Empresariais: uma necessidade preventiva

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2024v26i2.70393

Mots-clés :

código de conduta, ética empresarial, responsabilidade social, sustentabilidade, participação coletiva

Résumé

O texto enfatiza a relevância de desenvolver e implementar Códigos de Conduta Empresariais como uma medida preventiva nas organizações contemporâneas. Diante das rápidas transformações sociais e comunicacionais, as empresas precisam estabelecer políticas éticas e sustentáveis que promovam direitos e respeitem a diversidade cultural. O desenvolvimento desse código deve ser um processo coletivo e participativo, abrangendo a missão e os valores da instituição. O texto propõe etapas práticas para a construção do Código, incluindo a análise de recursos internos e externos, a validação do conteúdo e a disseminação entre stakeholders. Por fim, destaca-se a importância de revisões periódicas, assegurando que o Código atenda às necessidades do ambiente organizacional, contribuindo para a prevenção de litígios e a promoção de uma cultura ética no ambiente corporativo.

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Biographie de l'auteur

Fernando de Almeida Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

ós-Doutor em Ciências Contábeis - PUC-SP; Doutor: Ciências Sociais, Área de Relações Internacionais - PUC-SP; Mestre: Administração de Empresas - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista: Avaliação Institucional - UNB; Especialista: Administração com ênfase em Finanças - UNIFIEO; Especialista: Formação de Docentes para a atuação em Educação à Distância - ESAB; Graduado: Administração de Empresas - UNIFIEO; Graduado: Ciências Contábeis - UCDB; Graduado: Administração Pública - UCDB. Atividades: Professor do Mestrado em Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças da PUC-SP. Professor do Centro Universitário ENIAC Chefe Editorial da Revista Científica Hermes e da Revista REMIPE. Avaliador: MEC/INEP (desde 2002) e Conselheiro do CRC-SP (2014-2021). Experiências: Docência em Ensino Superior (24 anos); docência em Ensino Médio (2 anos); elaboração de projetos educacionais e autoavaliação; avaliação de cursos e instituições (Conselho Estadual de Educação - SP, MEC/INEP); Controladoria (SABESP-SP); Auditoria (Secretaria dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo). Participação em projetos de pesquisa,e autor de livros e artigos.

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Publiée

2024-05-01

Comment citer

Santos, F. de A., & Serralvo, F. A. (2024). Desenvolver e implantar Códigos de Conduta Empresariais: uma necessidade preventiva. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 26(2), 1–6. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2024v26i2.70393

Numéro

Rubrique

Editorial