CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Auteurs

  • Danilo de Oliveira Sampaio Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG-Cepead
  • André Francisco Alcântara Fagundes Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG-Cepead Universidade Federal de Uberlândia-UFU
  • Caissa Veloso e Sousa Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG-Cepead

DOI :

https://doi.org/10.20946/rad.v15i1.9582

Mots-clés :

alimentos orgânicos, comportamento do consumidor, grupos focais

Résumé

Este artigo de cunho qualitativo objetivou verificar o comportamento do consumidor de alimentos orgânicos por meio das variáveis saúde e estilo de vida, no sentido de compreender como os consumidores dão valor a estes aspectos de consumo. Utilizou-se a teoria do comportamento do consumidor conforme Sheth e Sethi (1975) e Rook e Levy (1983), os quais tratam as questões culturais e simbólicas em relação ao consumo. De caráter exploratório, neste trabalho foram desenvolvidos dois grupos focais utilizando-se a análise de conteúdo. O primeiro grupo focal de consumidores de alimentos orgânicos demonstrou conscientização sobre a importância do alimento orgânico, ocorrendo inclusive relações de socialização. O segundo grupo focal formado por consumidores de alimentos tradicionais, percebeu o orgânico como sendo algo saudável, contudo, não apresentou a consciência do conceito deste tipo de produto e de seus benefícios.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Danilo de Oliveira Sampaio, Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF

Doutor em Administração na UFMG-Cepead. Prof. de Marketing do Depto. de Ciências Administrativas (CAD) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFJF

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG-Cepead

Doutora em Administração, Profa. de Marketing- Cepead-UFMG

André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG-Cepead Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Doutorando em Administração na UFMG-Cepead, Prof. de Marketing-Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Caissa Veloso e Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG-Cepead

Doutoranda em Administração na UFMG-Cepead

Téléchargements

Publiée

2014-08-15

Comment citer

Sampaio, D. de O., Gosling, M., Fagundes, A. F. A., & Sousa, C. V. e. (2014). CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 15(1). https://doi.org/10.20946/rad.v15i1.9582