Revelação e Escondimento: uma leitura a partir das tríades de Bruno Forte

Authors

  • Renato da Silva Machado Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2021v15i27p5-33

Keywords:

Revelação, Deus, Mistério.

Abstract

Este artigo, partindo das tríades desenvolvidas por Bruno Forte apresenta a Revelação cristã como uma dialética de abertura e ocultamento, um manifestar-se amoroso de Deus para o ser humano que se depara com o Mistério de Deus com admiração e temor.  Neste encontro, o ser humano percebe a grandeza sem limites de Deus e a sua incapacidade de conter, no intelecto ou na emoção, o dado revelado. 

Com as tríades Advento, Êxodo e Encontro; Silêncio, Palavra e Encontro; memória, profecia e companhia, Bruno Forte reflete sobre a ontologia do mistério e sobre a história humana na sua relação com a Trindade Santa.

A leitura deste artigo colaborará a pensar corretamente o conceito de Re-velatio, não como captura, por parte humana, de Deus em seu Mistério, mas antes como um posicionar-se de Deus diante do ser humano a ponto de provocar nele uma busca constante do Mistério.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Renato da Silva Machado, Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Presbítero. Doutor em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUC-Rio.  Estudou, durante o doutoramento, por um ano na Pontificia Facoltá dell'Italia Meridionalle, em Nápoles, com bolsa da CAPES.  Tese apresentada com louvor com o título:  O Evangelho Trinitário para o ser humano hoje: Cristologia e Trindade em Bruno Forte.  Mestre em Teologia Sistemático -Pastoral pela PUC-Rio.  Dissertação com o título: Cristologia como história: um estudo sistemático-pastoral da cristologia de Bruno Forte.

Published

2021-07-24