Contribuições da espiritualidade para gestores escolares

Autores

  • Marcio Teixeira de Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2024v18i34p111-123

Palavras-chave:

Espiritualidade, Espiritualidade nas Organizações, Gestão Escolar

Resumo

Este trabalho objetiva, de maneira geral, identificar como a espiritualidade pode contribuir diretamente para a gestão escolar. Compreendeu-se o conceito de espiritualidade por meio da literatura (Murad, 2007; Balbinot, 2010, 2015; Barbosa, 2018) e das vivências pessoais, buscando entender como a espiritualidade contribui diretamente na produtividade de um gestor escolar. Para isso, investigou-se como o trabalho com a espiritualidade pode agir, diretamente, nas ações dentro da gestão escolar. O processo de predileção ao tema pesquisado deu-se por meio das experiências adquiridas e sentidas, no olhar atento e inquietador vivido no ambiente educacional. Por essa razão, analisou-se conceitos de espiritualidade, bem como os pilares da gestão escolar (Fernandes, 2018) como norteadores para compreender como a espiritualidade contribui na produtividade de um gestor escolar, em uma pesquisa de caráter bibliográfico. Abordou-se também, neste trabalho, a espiritualidade e a gestão escolar, entendendo que o ambiente escolar pode agrupar diferentes perspectivas, levando a refletir a respeito de como a espiritualidade se faz presente na gestão escolar. A presente pesquisa mostrou que diferentes opiniões e visões, bem como a espiritualidade contribuem para um ambiente harmônico, trocas horizontais e de transformação do individual para o coletivo. Por meio da pesquisa, compreendeu-se, igualmente, que gestão escolar e espiritualidade se interligam possibilitam uma gestão de forma mais humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcio Teixeira de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

*Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Contato: al_marcio@hotmail.com

Referências

BALBINOT, Rodinei. Educação e espiritualidade: fundamentos da escola em pastoral. Xanxerê: News Print, 2010.

BALBINOT, Rodinei. Gerir a escola católica com espiritualidade. São Paulo: FTD, 2015.

BARBOSA, Patrícia Lopes. Espiritualidade nas organizações: relação entre os valores pessoais e valores da empresa. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coaching) – Universidade La Salle, Canoas, 2018.

CARRARA, Paulo Sérgio. Espiritualidade e saúde na logoterapia de Victor Frankl. Interações, v. 11, n. 20, p. 66-84, 2016.

DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker: o homem, a administração, a sociedade. São Paulo: Nobel, 2002.

FERNANDES, Luciane. Educador 360: Como os 6 pilares da gestão escolar ajudam a atingir os propósitos da escola. 2018. Disponível em: https://educador360.com/gestao/gestao-escolar-pilares/. Acesso em: 3 fev. 2021.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 7. ed. Curitiba: Positivo, 2009.

FRANKL, Victor. Em busca de sentido. Petrópolis: Vozes; Sinodal, 2006.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2012.

MARINHO, Thayana Maria Olimpio et al. Espiritualidade, escola e cultura de paz: um caminho de desafios, encontros e sentidos. Revista Fragmentos de Cultura: Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, v. 31, n. 3, p. 597-607, 2022.

MARQUES, José Roberto. Qual o seu legado? deixando sua marca no mundo. Goiania: IBC, 2018.

MURAD, Afonso. Gestão e espiritualidade: uma porta entreaberta. São Paulo: Paulinas, 2007.

SILVA, Marlete Monteiro da. Os desafios da organização administrativa na gestão escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 2011.

TOZZI, Elisa. Só salário não basta: estudo revela o que os funcionários querem das empresas. Você RH, 2021. Disponível em: https://vocerh.abril.com.br/futurodotrabalho/so-salario-nao-basta-estudo-revela-o-que-funcionarios-querem-das-empresas/. Acesso em: 14 de maio de 2022.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, dez. 2005.

Downloads

Publicado

2024-12-27