Princípios básicos para o Ensino Religioso a partir do caso do curso de Ciências da Religião da UFS

Autores

  • Marcos Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Péricles Andrade Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino Religioso, PIBID, Sergipe

Resumo

Esse artigo busca, a partir da análise da experiência vivenciada em dois programas do Curso de Ciências da Religião da UFS (Universidade Federal de Sergipe), O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e o Programa de Estágio Curricular Obrigatório, apresentar um rápido diagnóstico da situação do Ensino Religioso nesse Estado da federação e também indicar alguns encaminhamentos necessários para a formação docente em Ensino Religioso, a partir dos princípios da metodologia do ensino das Ciências Sociais. O que se pretende é uma visada no interior da sala de aula de Ensino Religioso. Como ocorre no cotidiano de sala de aula o Ensino Religioso? Que métodos e princípios pedagógicos estão sendo aplicados?

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Biografia do Autor

Marcos Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Professor Associado I do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História, do Núcleo de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe

Péricles Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Professor-Adjunto IV do Departamento de Ciências Sociais, do Núcleo de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2015-12-31