A problematização dos evangélicos e do “bolsonarismo” na literatura científica francesa

Autores

  • Camila Cabral Arêas Universidade de Reunião, Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2024vol24i1a11

Palavras-chave:

Religião, Política, Bolsonaro, Evangélicos, Literatura científica, França

Resumo

Com o objetivo de abordar a relação entre religião e politica no Brasil, no contexto do governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), o presente artigo traça um panorama da produção cientifica francesa sobre o tema de modo a evidenciar os enfoques e argumentos-chave da problematização da questão dos “evangélicos e o bolsonarismo” nesta literatura. Inscrito nas Ciências da Informação-Comunicação, o estudo delineia uma cartografia disciplinar e temática do tema, analisa os principais postulados da problematização cientifica e, por fim, propõe uma analise programática da relação entre religião e partidos políticos. Se a cartografia elaborada configura um campo interdisciplinar de artigos sobre o tema, a perspectiva programática proposta, assente na ciência politica, permite interrogar uma problemática essencial deste campo de estudo: a definição da relação que liga, articula, separa ou hierarquiza o religioso e o politico. O presente estudo visa assim contribuir à reflexão sobre os usos do secular e do religioso no campo político por meio da analise do problema da “sacralização do religioso” e da “secularização do religioso”, adaptada ao estudo de caso brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Cabral Arêas, Universidade de Reunião, Universidade Católica Portuguesa

Doutora em Comunicação e professora titular em Ciências da Informação e da Comunicação, Universidade da Reunião, França. Pesquisadora membro do "Laboratoire de recherche sur les espaces créoles et francophones" (LCF) e  associada ao Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade Católica Portuguesa (CECC).

Referências

ALMEIDA, Ronaldo; TONIOL, Rodrigo (org.). Conservadorismos, fascismos e fundamentalismos: análises conjunturais. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.

ANGELI AGUITON, Sara ; CABANE, Lydie ; CORNILLEAU, Lise. Politiques de la « mise en crise. Critique internationale, 2019/4 (N° 85), p. 9-21, 2019.

ASAD, Talal. Formations of the secular. Christianity, Islam, modernity. Stanford: Stanford University Press, 2003.

BERELSON, Bernard; LAZARFELD, Paul; McPHEE William. Voting. A study of Opinion Formation in a Presidential Campaign. Chicago: University of Chicago Press, 1954 (1986).

BLOCH, Marc. Les Rois thaumaturges. Paris : Gallimard, 1983 [1924].

BOUVERESSE, Jacques. Que peut-on faire de la religion ?. Paris : Agone, 2011.

CAMURCA, Marcelo Ayres. Religião, política e espaço público no Brasil: perspectiva histórico/sociológica e a conjuntura das eleições presidenciais de 2018. Estudos de Sociologia (UFPE), V2 n25, 2019.

CASANOVA, José. Public Religions in the Modern World. Chicago : University of Chicago Press, 1994.

CUNHA, Christina Vital, LOPES; Paulo Victor Leite; LUI, Janayna. Religião e política: medos sociais, extremismo religioso e as eleições de 2014. Rio de Janeiro: Heinrich Boll Brasil, 2017.

DÉLOYE, Yves ; HAEGEL, Florence. La politisation : du mot à l'écheveau conceptuel. Politix, 2019, 32 (127), pp.59-83.

DO NASCIMENTO CUNHA, Magali. ‘Pelo governo de Deus’: A inserção de novos movimentos fundamentalistas estadunidenses na arena política do Brasil durante o governo Trump. Ciências Sociais e Religião, Campinas, v. 23, 2021.

DOBRY, Michel. Sociologie des crises politiques. Paris : Presses de la Fondation nationale des sciences politiques, 1986.

GAUCHET, Marcel. La religion dans la démocratie. Paris : Gallimard, 2001.

HABERMAS, Jürgen. Retour sur la religion dans l’espace public. Le Débat, novembre-décembre, 2008.

HERVIEU-LÉGER Danièle. Le Pèlerin et le converti. Paris : Flammarion, 1999.

MACHADO, Maria das Dores Campo ; MARIZ, Cecilia Loreto ; CARRANZA, Brenda. Articulaciones político-religiosas entre Brasil-USA: derecha y sionismo cristianos. Ciencias Sociales Y Religión, 23, 2021.

MAINGUENEAU Dominique. A análise do discurso diante da crise do coronavírus: algumas reflexões. Bakhtiniana 16(4):146-161, 2021.

McCOMBS, Max; SHAW, Donald. The Agenda-Setting function of mass media. Public Opinion Quarterly, 36, p. 176–187, 1972.

MENDIETA, Eduardo ; VAN ANTWERPEN Jonathan. The Power of Religion in the Public Sphere. Londres : Polity Press, 2011.

PRIOR, Hélder. Mediacracia: Comunicação e Política na era da Mediatização. Porto: Media XXI, 2021.

LAGROYE, Jacques (Org.). La politisation. Paris : Belin, 2003.

REVAULT D'ALLONNES, Myriam. La crise sans fin. Essai sur l'expérience moderne du temps. Paris : Seuil, 2012.

WILLAIME, Jean-Paul. Sociologie de la condition du clerc à la fin du XXe siècle. Genève : Labor et Fides, 1986.

Downloads

Publicado

2024-08-09