A guitarra tamacheque na emergência dos Festivais no Deserto do Saara

Auteurs

  • Mahfouz Ag Adnane Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mots-clés :

Saara, Tamacheque, Resistência cultural, Festivais, Música

Résumé

Tamacheque após os tratados de paz (1991, 1992 e 1995) e deposição das armas no Mali e no Níger (1996). A música da techúmara na forma de Festivais e os encontros intercomunitários, no Mali e Níger, continua a fazer ressoar no século XXI a luta histórica tamacheque contra a marginalização no interior dos Estados-nação africanos nascidos da descolonização, que renegam sua composição multicultural. Discute-se as dinâmicas que assumiram os grupos musicais no interior da mobilidade contemporânea da sociedade tamacheque, nos concertos e festividades locais, além de discutir a configuração contemporânea das reuniões anuais da vida nômade: takubelt, temakannit (Mali), gani, bianou (Níger). A cada ciclo sazonal, diferentes unidades políticas tamacheque renovam suas alianças, laços sociais, matrimoniais e políticos durante encontros intercomunitários em regiões significativas da territorialidade tamacheque, a exemplo de Timbuctu, Gao e Kidal no Mali, além de Agadez, Iferouane e In-Gall no Níger.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Mahfouz Ag Adnane, Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Doutorando e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Profa. Dra. Maria Antonieta Antonacci.

Téléchargements

Fichiers supplémentaires

Publiée

2016-10-13

Comment citer

Adnane, M. A. (2016). A guitarra tamacheque na emergência dos Festivais no Deserto do Saara. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 56. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/revph/article/view/27117

Numéro

Rubrique

Notícia de Pesquisa