Vanguardas estéticas mexicanas: embates e polêmicas envolvendo o binômio identidade e alteridade

Auteurs

Mots-clés :

vanguardas estéticas, alteridade-identidade, México.

Résumé

Os anos 1920 foram pujantes quando se considera atuações, produções, debates e polêmicas envolvendo as múltiplas vertentes vanguardistas na América Latina. Alteridades foram explicitadas por meio de contendas e polêmicas que se tornaram públicas. Materializaram-se em forma manifestos, representações pictóricas e literárias nas quais se opuseram nomes, perspectivas estéticas e ideológicas. O presente artigo concentra-se na análise de duas obras produzidas por artistas participantes de grupos distintos das vanguardas estéticas mexicanas:  o poema “La Diegada”, de Salvador Novo, membro de Ulises e a representação pictórica do muralista Diego Rivera, “El que quiera comer que trabaje”. Ambas foram resultantes de embates intensos envolvendo posicionamentos que expressavam diferenças de diversas ordens: políticas, gênero e disputas identitárias em torno do binômio “nacional” versus “cosmopolita”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Romilda Costa Motta, Unasp-SP

Doutora pelo Programa de História Social da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com a tese “Práticas Políticas e Representações de Si. Os Escritos Autobiográficos de Antonieta Rivas Mercado (1900-1931) e Patrícia Galvão/Pagu (1910-1962) ”, defendida em 2015. Realizou o mestrado (2010) na área de História da América, também pelo Programa de História Social da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com a dissertação intitulada “José Vasconcelos. As Memórias de um profeta rejeitado”, publicada em livro, em 2016, pela Editora Alameda. É professora do ensino superior, no Unasp-SP, e também é membro do LEHA/USP (Laboratório de Estudos em História das Américas)

Téléchargements

Publiée

2016-12-12

Comment citer

Motta, R. C. (2016). Vanguardas estéticas mexicanas: embates e polêmicas envolvendo o binômio identidade e alteridade. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 57. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/revph/article/view/29547