JORGE AMADO, 1964: SOBRE LITERATURA E CIDADE*

Auteurs

  • Maria do Rosário da Cunha Peixoto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Nelson Tomelin Jr. Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Manaus).
  • Vanessa Miranda Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Amazonas (SUSAM/Manaus).

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v65p29-65

Mots-clés :

Jorge Amado, os pastores da noite, golpe civil-militar de 1964, resistência, cidade.

Résumé

Em Os pastores da noite, romance escrito às vésperas do golpe civil-militar de 1964, Jorge Amado apresenta mulheres e homens de alegrias e saberes abundantes, eméritos em festas, lutas sociais e políticas, contra a imposição do trabalho e da exploração. Relações e encontros nesse romance agregam o compadrio de divindades, reunindo religiões e homens num mesmo espaço histórico, evidenciando que dicotomias e divisões podem ser superadas. Os pastores são trabalhadores da “cidade da Bahia”, vivendo a ameaça da expropriação da terra e do direito à moradia, e que resistem às “gargalhadas”. A literatura de Jorge Amado, além de matéria na disputa pela pluralidade de vozes na pesquisa histórica, constitui fonte importante na discussão sobre a cidade e modos culturais do viver urbano, contribuindo especificamente com a obra aqui analisada para pensarmos a construção de ditaduras na sociedade brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Jorge Amado, os pastores da noite, golpe civil-militar de 1964, resistência, cidade.

* Para a elaboração deste artigo foi importante o apoio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROCAD/CAPES), através do projeto “Trabalho, Cultura e Cidade” (PUC-SP/UFAM/UFCG).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Maria do Rosário da Cunha Peixoto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Jorge Amado, 1964: sobre literatura e cidade.*

* Para a elaboração deste artigo foi importante o apoio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROCAD/CAPES), através do projeto “Trabalho, Cultura e Cidade” (PUC-SP/UFAM/UFCG). 

1. Professora do Departamento de História e do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É doutora em História Social pela Universidade de São Paulo.

Nelson Tomelin Jr., Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Manaus).

2. Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Manaus). É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.

Vanessa Miranda, Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Amazonas (SUSAM/Manaus).

3. Psicóloga da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Amazonas (SUSAM/Manaus). É doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia/Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Téléchargements

Publiée

2019-08-02

Comment citer

da Cunha Peixoto, M. do R., Tomelin Jr., N., & Miranda, V. (2019). JORGE AMADO, 1964: SOBRE LITERATURA E CIDADE*. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 65. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v65p29-65