O BRASIL SERTANEJO: A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO NACIONAL EM O SERTANEJO (1875) DE JOSÉ DE ALENCAR

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v69p382-418

Mots-clés :

História, literatura, José de Alencar, espacialidades, nação

Résumé

A partir do livro O sertanejo (1875), de José de Alencar, analisamos a construção do espaço nacional, levando em consideração a tomada do interior do Brasil como a paisagem autenticamente brasileira, que tem o vaqueiro como protagonista da formação social do país. Para isso, são selecionados trechos do romance que elucidam a caracterização da geografia física sertaneja, tencionando o discurso alencariano, com os debates contemporâneos ao autor sobre a nação. Assim como estudamos a recepção da obra de Alencar nos periódicos cariocas, discutindo a atribuição da caracterização do romancista como pintor idílico das terras brasílicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Artur Vitor Araújo Santana, UFRPE

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PGH) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui a graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana. 

Natanael Duarte Azevedo, UFRPE

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba. Possui o título de Mestre em Letras pelo mesmo Programa de Pós-graduação. Tem experiência na área de Literatura e Linguística, com ênfase em História da Literatura e da Leitura, Linguística saussuriana, Psicanálise lacaniana e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura luso-brasileira do século XIX, movimentos de linguagem, cinema, linguística e psicanálise, sujeito. Atualmente é professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UEADTec) da Universidade Federal Rural do Pernambuco. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE e, atualmente, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da UFRPE.

Téléchargements

Publiée

2020-11-16

Comment citer

Santana, A. V. A., & Azevedo, N. D. (2020). O BRASIL SERTANEJO: A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO NACIONAL EM O SERTANEJO (1875) DE JOSÉ DE ALENCAR. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 69. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v69p382-418