LIGA DE FUTEBOL JOSÉ DO PATROCÍNIO (1919–1936): UM SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA AO PRECONCEITO RACIAL NO FUTEBOL PELOTENSE

Auteurs

  • Christian Ferreira Mackedanz Universidade Federal de Pelotas
  • Daniel Vidinha da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Luiz Carlos Rigo Universidade Federal de Pelotas

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p235-260

Mots-clés :

Futebol, Racismo, Pelotas.

Résumé

Este estudo teve como objetivo descrever a emergência e a consolidação da Liga de Futebol José do Patrocínio, bem como problematizar o papel que essa Liga desempenhou junto à comunidade negra pelotense no pós-abolição. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa histórica, cujo corpus empírico constituiu-se de jornais diários e semanais que circulavam na cidade na época da existência da Liga (1919 1936). Concluiu-se que a Liga serviu como uma alternativa à Liga Pelotense de Futebol que, na época, pautava-se por parâmetros elitistas e racistas. Desse modo, essa Liga foi um lócus de inclusão de futebolistas operários e afrodescendentes e representou um símbolo de resistência ao preconceito racial na cidade de Pelotas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Christian Ferreira Mackedanz, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFPel. Graduado em Licenciatura em História pela UFPel. Possui interesse nas áreas de Estudos Socioculturais do Esporte e História Social do Futebol, trabalhando principalmente com os seguintes temas: futebol, racismo e identidade.

Daniel Vidinha da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é Doutorando em Educação Física pela mesma instituição.

Luiz Carlos Rigo, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutor em Educação pela Universidade de Barcelona. Pós-doutor no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor titular da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Téléchargements

Publiée

2021-04-28

Comment citer

Mackedanz, C. F., da Silva, D. V., & Rigo, L. C. (2021). LIGA DE FUTEBOL JOSÉ DO PATROCÍNIO (1919–1936): UM SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA AO PRECONCEITO RACIAL NO FUTEBOL PELOTENSE. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 70. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p235-260