CENA DO CRIME, FOTOGRAFIA E MEMÓRIA EM EVIDÊNCIAS E SURVIVORS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p128-154

Mots-clés :

Fotografia, Memória, Arte, Holocausto

Résumé

Evidências é um projeto da artista visual Naomi Teresa Salmon que articulas imagens de objetos dos campos concentracionários nazistas em relação ao componente biográfico faltante ou criminosamente apagado. A série Survivors, do fotógrafo Martin Schoeller, é feita a partir de 75 fotografias de retratos de sobreviventes do Holocausto por motivo da comemoração do 75 aniversário de libertação dos campos concentracionários. Nos dois projetos fotográficos aqui analisados, trabalha-se a relacionalidade da fotografia contemporânea em um duplo aspecto: o gesto primeiro (e limítrofe) de expor no objeto fotografado remanescente à tentativa de apagamento, e o trabalho do fotógrafo diante do efeito da nova corporalidade pela técnica hiper-realista do retrato em grandes proporções.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Rafael Tassi Teixeira, Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR

Pós-Doutor em Cinema e Audiovisual (Universitat Autònoma de Barcelona - UAB; 2018). Doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM; 2004). Professor Adjunto do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV\UNESPAR). Professor Adjunto da UNESPAR, Campus Curitiba II (Sociologia da Arte, Estudos Visuais, Antropologia Audiovisual). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Eikos – Imagem e Experiência Estética. Seus estudos abrangem a área do cinema, identidade e memória; cinema ibero-americano; antropologia audiovisual; fotografia e memória; etc. 

Références

AGAMBEN, Giorgio. O que Resta de Auschwitz (Homo Sacer III). São Paulo: Boitempo, 2008.

ASSMAN, Aleida. Espaço da Recordação: Formas e Transformações da Memória Cultural. Campinas: Unicamp, 2011.

BELTING, Hans. Face and Mask. A Double History. Princeton University Press, 2017.

CRIMP, Douglas. Sobre as Ruínas do Museu. São Paulo: Martins Fontes, 2015).

DE DUVE, Thierry. A arte diante do mal radical. Revista Ars, v. 7, n. 13, 2009. Disponível em:

<http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3062>. Acesso em: 11 jun. 2020.

DEL RÍO, Víctor. Fotografía Objeto: La Superación de la Estética del Documento. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2008.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes Pese a Todo: Memoria Visual del Holocausto. Barcelona: Espasa, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobre o Fio. Santa Catarina: Cultura e Barbárie, 2019.

FELMAN, Shoshana. O Inconsciente Jurídico: Julgamentos e Traumas no Século XX. São Paulo: Edipro, 2014.

FONTCUBERTA, Joan. La Furia de las Imágenes: Notas sobre la Postfotografía. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2016.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

HARTMAN, Geoffrey. Holocausto, Testemunho, Arte e Trauma, IN: SELIGMANN-SILVA, Márcio. Catástrofe e Representação. São Paulo: Escuta, 2000.

HILBERG, Raul. La politique de la mémoire. Paris: Gallimard, 1996.

HIRSH, Marianne. The Generation of Postmemory. Writing and Visual Culture After the Holocaust. Columbia University Press, 2012.

LE BRETON, David. Rostos. Petrópolis: Vozes, 2018.

LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

LEVI, Primo. É isto um Homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

LEVI, Primo. A Assimetria e a Vida. São Paulo: Unesp, 2014.

LÉVINAS, Emmanuel. Entre Nous: thinking of the other. Nova York: Columbia University Press, 1998.

LINDEPERG, Sylvie. Nuit et Brouillard. Un Film dans l’histoire. Paris: Odile Jacob, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do Sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre Ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. O Inconsciente Estético. São Paulo: Editora 34, 2009.

SANCHEZ-BIOSCA, Vicente. “¿Qué Espera de mí esa Foto¿ La Perpetrator Image de Bophana y su Contracampo. Iconografías del Genocídio Camboyano”. Revista Aniki. Vol. 2, n. 2. 2015.

SANCHEZ-BIOSCA, Vicente. Miradas Criminales, Ojos de Víctima: Imágenes de la Aflicción en Camboya. Buenos Aires: Prometeo, 2017.

SELIGMAN-SILVA, Márcio. Catástrofe e Representação. São Paulo: Escuta, 2000.

SELIGMAN-SILVA, Márcio. História, Memória, Literatura: O Testemunho na Era das Catástrofes. São Paulo: Unicamp, 2003.

SELIGMAN-SILVA, Márcio. O Local da Diferença: Ensaios sobre Memória, Arte, Literatura e Tradução. São Paulo: Editora 34, 2005.

TEIXEIRA, Rafael Tassi. A Relação Fotografia e Memória na Instalação ‘Auschwitz, No hace Mucho, No Muy Lejos’. Revista Cásper Líbero, 2018 (juldez, número 42). Disponível em: http://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/978. Acesso em: 12 dez. 2020.

TEIXEIRA, Rafael Tassi; SANTOS, Ana Carolina Lima. Do passado ao presente, do preto e branco à cor: restituições da memória de Auschwitz. Revista E-Compós, 2020. Disponível em: <https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/1925>. Acesso em: 21 abr. 2020.

STRUK, Janina. Photographing the Holocaust. London: I.B. Tauris, 2008.

ZELIZER, Barbie. Remembering to forget: holocaust memory through the camera’s eye. Chicago: University of Chicago Press, 1998.

Téléchargements

Publiée

2021-09-01

Comment citer

Tassi Teixeira, R. (2021). CENA DO CRIME, FOTOGRAFIA E MEMÓRIA EM EVIDÊNCIAS E SURVIVORS. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 71, 128–154. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p128-154